
Com obras em rodovias, ferrovias e no Porto de Imbituba, Sul catarinense atrai novos investimentos e se destaca no cenário logístico nacional
Região investe pesado em infraestrutura e projeta crescimento até 2030
O Sul de Santa Catarina está se consolidando como uma nova potência logística no Brasil. A região vive um momento de transformação com grandes investimentos em infraestrutura rodoviária, ferroviária e portuária. A modernização do Porto de Imbituba, a expansão da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e a conclusão da BR-285, que ligará Bom Jesus (RS) a Timbé do Sul (SC), são os pilares desse avanço. Até 2030, o Porto de Imbituba deve receber mais de R$ 1 bilhão em investimentos, tornando-se uma alternativa competitiva aos tradicionais corredores de exportação do país.
Porto de Imbituba vira canteiro de obras e bate recordes de operação
A modernização do Porto de Imbituba está em ritmo acelerado. Diversas obras estruturais estão em andamento:
- Recuperação, reforço e ampliação do Cais 3
- Dragagem e derrocagem do Cais 1 (em fase inicial)
- Construção do dolfim do Cais 2
- Ampliação da linha de atracação para receber navios maiores
Essas melhorias já mostram resultados. O porto bateu recorde histórico ao movimentar mais de 8 milhões de toneladas recentemente, segundo o diretor-presidente Christiano Lopes. O objetivo agora é preparar o terminal para o futuro, com mais segurança, eficiência e modernidade.
BR-285 e Serra da Rocinha vão encurtar distâncias e cortar custos
Com apenas sete quilômetros restantes para a conclusão da BR-285, a ligação entre Bom Jesus (RS) e São José dos Ausentes (RS) está prestes a se tornar realidade. Com a pavimentação da Serra da Rocinha, o trajeto até o Porto de Imbituba se tornará cerca de 100 km mais curto em relação ao Porto de Rio Grande para cidades como Passo Fundo (RS). A nova rota é vista como estratégica para o escoamento da produção gaúcha.
Ferrovia Tereza Cristina se moderniza e amplia capacidade de transporte
Além do porto e das rodovias, a Ferrovia Tereza Cristina passa por ampliação e modernização. A malha ferroviária é essencial para o transporte de produtos cerâmicos, agrícolas e hulha betuminosa no Sul de SC. O diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz, afirma que a ferrovia está se tornando um eixo logístico crucial na região.
Sul catarinense se fortalece como alternativa aos grandes corredores de exportação
A integração entre rodovias, ferrovia e porto tem ampliado a participação de cargas como arroz, sal, cerâmica e carvão na matriz logística da região. O secretário Beto Martins destaca a importância estratégica dessa transformação: “Estamos conectando oportunidades, reduzindo custos e fortalecendo nossa presença no mercado nacional e internacional”.
Fonte: NotiSul / Foto: Banco de Imagens – Canva