
A fiscalização de velocidade nas estradas brasileiras passa por mudanças com a chegada do radar Doppler. Diferente dos radares tradicionais, que registram apenas a velocidade em um ponto fixo, o Doppler mede a velocidade média ao longo de um trecho.
Com isso, a prática de frear apenas ao avistar o radar e acelerar logo depois não funciona mais, pois todo o percurso é monitorado. O sistema utiliza dois equipamentos instalados em sequência, geralmente separados por cerca de 1 km.
O primeiro radar registra o momento exato em que o veículo entra no trecho, enquanto o segundo calcula o tempo mínimo necessário para percorrê-lo dentro do limite de velocidade permitido. Se o veículo chegar antes do tempo estimado, o excesso de velocidade é identificado e a infração é registrada automaticamente.
Capacidades adicionais do radar Doppler
Além de medir a velocidade média, o radar Doppler identifica outras infrações simultaneamente, como uso de celular ao volante, avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres, falta de cinto de segurança, irregularidades no licenciamento e trânsito em faixas exclusivas.
A tecnologia permite que mais cidades adotem o sistema, ampliando a fiscalização e aumentando a segurança nas rodovias. Com a nova tecnologia, respeitar os limites de velocidade em todo o trecho monitorado passa a ser essencial para evitar multas.
Condutores penalizados podem recorrer administrativamente, seguindo os procedimentos das autoridades de trânsito. O radar Doppler representa uma mudança no controle do tráfego, exigindo que os motoristas mantenham velocidade adequada durante todo o trecho monitorado. Não basta mais reduzir a velocidade apenas ao passar pelo equipamento, sendo necessário atenção constante aos limite.
Fonte: Correio do Estado / Foto: Divulgação

